De uns tempos para cá os jogos eletrônicos se tornaram cada vez mais reais. Se no início os monstros em Doom pareciam muito toscos, hoje em games como GTA IV e Crysis seus inimigos parecem cada vez mais reais. Em alguns títulos é possível ter a liberdade de fazer coisas terrivelmente violentas apenas por diversão e isso anda preocupando algumas pessoas.
O principal medo é de que o jogador de games violentos venha a se tornar uma pessoa violenta. Esta teoria vem sendo reforçada por recentes tiroteios em escolas e faculdades nos EUA, onde os atiradores costumavam utilizar games violentos.
Um estudo realizado recentemente tenta estabelecer se existe ou não associação de características individuais com a vulnerabilidade psicológica a estímulos violentos dos jogos mostrando que algumas personalidades são mais influenciáveis pelos games violentos do que outras.
Para conduzir o estudo foi utilizado o Five Factor Model (método dos “grandes cincos”), que divide a personalidade em 5 fatores: Neuroticismo ou instabilidade emocional, extroversão, amabilidade, conscienciosidade ou meticulosidade e abertura para o novo. A partir destes traços foi possível fazer um mapa para definir que tipo de personalidade é mais afetada pelos games violentos.
Segundo os resultados pessoas com alta instabilidade emocional, baixa amabilidade e meticulosidade foram apontadas como as mais suscetíveis aos games. Também foi indicado que a junção de vários fatores é mais importante que qualquer um deles individualmente para indicar o quanto um sujeito é influenciável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário